Balcão do Empreendedor | https://balcaodoempreendedor.jundiai.sp.gov.br

Assistência Social

Para a assistência social, foram destinados R$ 45,3 milhões, o que correspondeu a 2,2% da despesa total de Jundiaí, em 2018. As verbas foram investidas em programas direcionados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e em ações voltadas para a inclusão produtiva e qualificação profissional. Jundiaí conta com seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), um Centro de Referência do Idoso (Criju) e um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Essas unidades realizam cerca de 55 mil atendimentos por ano.

Em 2018 foi estruturado o projeto Banco de Alimentos, que já impactou 400 pessoas. A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) recebe doações de alimentos por fornecedores em suas instalações, onde são higienizados e embalados. Os kits de alimentos são levados para as sedes dos Cras que providenciam sua distribuição às famílias carentes cadastradas nos Centros de São Camilo, Vista Alegre, Santa Gertrudes e Novo Horizonte e que passaram por oficinas de educação alimentar. O objetivo é expandir o programa para os demais Cras.

 

Números da Assistência Social

 

O que é o Suas
Assim como na saúde existe o Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência social conta com o Sistema Único de Assistência Social (Suas), implantado em 2005, conforme estabelece a Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004). Da mesma forma que no SUS, o Suas possui uma direção única, mas sua gestão e o financiamento de suas ações são compartilhados entre a União, os estados e os municípios e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social nos três níveis de governo. As ações no Suas são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial. São desenvolvidas e/ou coordenadas pelas unidades públicas: Cras, Creas e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e de forma complementar, pela Rede Socioassistencial Privada do Suas.