Por que investir em Jundiaí

Sobre o Guia de Finanças

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Jundiaí lança este Guia de Finanças com o objetivo de divulgar seus dados fiscais de forma clara e didática. Integrante do Programa de Educação Fiscal, esta publicação foi organizada de modo didático a fim de mostrar as principais fontes de recursos que financiam os serviços públicos no município. Sua finalidade também é detalhar como se estruturam as áreas da saúde, educação, urbanismo, assistência social, segurança e esporte e cultura e o quanto cada uma delas consome das receitas.

Neste ano, o Guia traz os valores do exercício de 2018 e atualiza as informações sobre os equipamentos públicos existentes, tais como escolas, creches, postos de saúde, viaturas, etc., sobre o quantitativo de servidores municipais e sobre os números relacionados ao atendimento prestado através dos diversos serviços públicos.

A edição anterior contava com uma breve explicação sobre o ciclo orçamentário dos governos municipais. Nesta, o tema escolhido foi a Lei de Responsabilidade Fiscal, marco fundamental para a gestão e o planejamento das finanças públicas do país.

Assim, o Guia de Finanças contribui tanto para que a transparência da gestão seja ainda mais ampla quanto para que os cidadãos aprofundem seus conhecimentos sobre o funcionamento e a organização da administração municipal.