Instrumentos de Transparência

Imagem com os ícones das sete plataformas do Observatório Jundiaí

Observatório Jundiaí
Lançado em dezembro de 2017, o portal Observatório Jundiaí faz parte do novo modelo de governança instituído para que a gestão pública da cidade seja mais transparente e acessível a seus cidadãos. Criado pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), com tecnologia desenvolvida pela Cijun, o portal apresenta uma seleção de indicadores, de diversas fontes, consolidados por plataformas de serviços, que permitem ao cidadão acompanhar os avanços das políticas públicas municipais. Os indicadores estão agrupados nas seguintes plataformas:

Câmera de monitoramento
Pela primeira vez, o governo municipal usa imagens ao vivo para verificar o andamento em tempo real de uma obra com a câmera de monitoramento na obra da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia. A meta é disponibilizar a mesma tecnologia para que a população acompanhe outras obras. Para acessar a câmera, entrar no site do Observatório e clicar no menu “Entregas”. Em seguida, na plataforma “Educação e Cultura”, basta localizar a obra da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, em que há um botão vermelho “ao vivo”.

Portal da TransparênciaCapa do Guia de Finanças
No Portal da Transparência o cidadão tem acesso a todas as informações sobre receitas, despesas, funcionalismo, dívidas, imóveis públicos e execução do Plano de Governo, dentre tantos outros dados do município. O Portal atende às exigências contidas no art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), alterada pela Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009.

Publicações
Além dos instrumentos já citados, a Prefeitura de Jundiaí divulga suas ações e seus indicadores de forma didática e resumida através de publicações impressas e online voltadas para toda a população. Esse é o caso da Prestação de Contas e deste Guia de Finanças, integrante do Programa de Educação Fiscal.