Esporte, Lazer e Cultura

Em esporte, lazer e cultura foram direcionados R$ 36,7 milhões, em 2018. Jundiaí conta com 73 academias ao ar livre e 20 complexos educacionais, culturais e esportivos (CECE), além de 10 ginásios poliesportivos e 16 campos de futebol espalhados pelos bairros da cidade e utilizados pelas comunidades para a prática de exercícios e atividades de lazer.

A cidade destaca-se no cuidado com as crianças, tendo sido o primeiro município do Estado e o segundo no país a integrar a Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças. Foi criado o Comitê das Crianças formado por 14 meninos e 14 meninas de todas as regiões da cidade, definidos por sorteio, para participarem de reuniões mensais onde discutem sobre a cidade e propõem ações para torná-la melhor para as crianças. O projeto também inclui as Ruas de Brincar, iniciativa que permite o fechamento temporário de ruas visando incentivar as brincadeiras.

A Pinacoteca e os museus permanecem abertos todos os fins de semana. Um desses espaços, o Museu e Jardim do Solar do Barão, recebe aproximadamente 1.400 visitantes por dia. Há também o Teatro Polytheama, que conta com uma vasta programação, e quatro corpos artísticos são mantidos pelo município: a Cia. de Teatro, a Cia. de Dança, o Coral Municipal e a Orquestra Municipal.

Gráficos com os números de Esporte, Lazer e Cultura