Balcão do Empreendedor | https://balcaodoempreendedor.jundiai.sp.gov.br

Segurança

Conforme o artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública é uma atribuição dos estados brasileiros. Entretanto, muitas prefeituras têm somado esforços com os governos estaduais para a manutenção da ordem pública, por meio das Guardas Municipais.

Em 2018, foram aplicados R$ 64,6 milhões na segurança de Jundiaí, recursos necessários para manter a Guarda Municipal e a Defesa Civil, esta última com a função de desempenhar as atividades de prevenção contra os efeitos de desastres naturais. A Guarda, que conta com um efetivo de 346 homens e mulheres e uma frota de 76 veículos, realizou em 2018 quase 13 mil atendimentos. Além da atividade policiamento comunitário das ruas e a preservação dos próprios públicos, compete a essa corporação administrar todo o parque de câmeras de videomonitoramento da cidade. São 187 câmeras, distribuídas por todo o município que fazem a vigilância 24 horas da cidade.

A taxa de homicídios por 100 mil habitantes de Jundiaí foi 6, enquanto que a do total do Estado foi 9, em 2017, segundo dados do DataSUS. Jundiaí é a 6º cidade mais segura do Brasil, entre as que possuem mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Atlas da Violência de 2019.

 

Gráficos com os números da Segurança